ASN Nacional Atualização
Compartilhe

Doce sabor da inovação ajuda empreendedora maranhense a se diferenciar na Páscoa

Produtos invocam o tom afetivo da Páscoa, com opções para crianças
Por Sebrae/MA
ASN Nacional Atualização
Compartilhe

Com o preço dos tradicionais ovos de chocolate nas alturas, é tempo de inovar e transformar. É essa a receita que os pequenos negócios que desejam aumentar a lucratividade nesta Páscoa estão seguindo, medindo os ingredientes e pesando bem as necessidades e tendências do mercado, buscando equilibrar o desejo de presentear quem se ama com eventuais impactos para o bolso.

Dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) sinalizam que as vendas de produtos ligados à Páscoa deverão somar R$ 3,36 bilhões este ano. No entanto, esse valor representa queda de 1,4% na comparação com o ano ado, já descontada a inflação.

Para driblar essa dificuldade, as empresas – e principalmente os pequenos negócios – apostam firmes na criatividade e produtos com maior valor agregado mirando nichos de consumo específicos e também na oferta do tradicional “repaginado” e de produtos menores, com o mesmo peso simbólico e afetivo.

Com serviços de catering e buffet itinerante, Catharina Xavier aposta em produtos e atendimento inovadores para se diferenciar no mercado. (Divulgação)

Renovando a tradição para se diferenciar

Seguindo essa receita e pensando no preceito de renovação que a Páscoa traz, a empreendedora Catharinna Xavier de Souza, criadora da Cathy Cozinha Espontânea (no bairro do Calhau, em São Luís), elevou literalmente o sarrafo no quesito inovar, ofertando os chamados ovos , tendência de mercado com nível de diferenciação nas alturas.

Sem deixar de lado a tradição, Cathy criou uma linha especial para a Páscoa, usando chocolates finos, com teor elevado de cacau – os chamados ovos artísticos. São produtos que estão ganhando o mercado, realçados por por detalhes pensados para fazer a diferença. Dessa forma, Cathy inova invocando a tradição artesanal, o luxo da joalheria sa e dos ovos de Páscoa de ouro da família Romano, imortalizados pelo joalheiro Peter Carl Fabergé.

Cuidado e delicadeza marcam o trabalho de Catharina Xavier. (Divulgação)

Estratégia de vendas e atração de clientes – Com um catálogo virtual, distribuído via aplicativo de mensagens, listas de transmissão e atrativa divulgação em redes sociais, Cathy propõe um menu com delícias artesanais, como a Pepita D’Oro, que ela chama “O Rei de Todos” (feito com caramelo francês, flor de sal, sucrilho crocante envolto em chocolate e folhas de ouro); ou ainda, com o Alvorecer de Pistache, que encanta por onde a (feito com chocolate nobre meio amargo, brigadeiro de pistache com pedaços e, ainda, casquinha com crocantes de pistache).

Pensa que acabou? Como se fizesse um convite ao consumidor a mergulhar no luxo que é degustar um bom chocolate, tem também o Fine Se, ovo com muito chocolate, brigadeiro e balinhas Fini, o must da finura e a melhor escolha para os ‘pequenos’.

Completando o cardápio de ofertas, a empresa oferece também a linha dos chamados tradicionais, com embalagens bem criativas. Entre estes, estão ovos de brigadeiro de limão siciliano com mirtilo, brigadeiro trufado belga ao leite, ninho com Nutella e o não menos atrativo recheado com bacuri, que atende ao consumidor que gosta aliar à tradição do chocolate, os nossos sabores típicos.

Empreendedora cuida das entregas para manter a clientela satisfeita. (Divulgação)

Experiência única

A expectativa é que esse conjunto de produtos, que têm em comum o fato de garantir para o cliente uma experiência de consumo única, contribua para elevar a lucratividade do negócio em 30% comparado a um mês normal.

Para garantir sucesso nessa empreitada, cuidados com os produtos, com embalagens e no atendimento são fundamentais, segundo a empreendedora. “Nesta Páscoa, unimos a criatividade, com produtos especiais, sem deixar de lado nosso atendimento e atenção para com o cliente, garantindo uma experiência marcante, que o torne fiel ao nosso negócio, gerando prazer e satisfação”, explica Catharina.

A experiência de consumo pode ser descrita como a impressão que um consumidor terá de uma empresa, desde o primeiro contato até a aquisição de produtos ou serviços. É um dos mais importantes diferenciais competitivos para as empresas neste mercado de concorrência globalizada.

Segundo Marina Lavareda, gerente de Atendimento do Sebrae no Maranhão, ao pensar nesse quesito, o empreendedor pode inovar trabalhando com várias estratégias. Entre estas, a gerente cita como exemplo a “oferta de mais facilidades ao cliente, por exemplo, com um atendimento humanizado, rápido e efetivo; ou com a criação de vínculos emocionais, fazendo com que o cliente se sinta ouvido e valorizado; ou, ainda, adotando múltiplos canais para comunicação (como chatbots, e-mail, SMS, redes sociais e telefone), além de pensar em formas de integrar os canais de comunicação e venda, tanto on-line quanto off-line e de facilitar o processo de vendas com segurança para o consumidor”. Tudo isso, segundo ela, “sem descuidar de ouvir os s do cliente, com atenção ao atendimento e valorização do cliente a quem queremos oferecer experiências ímpares de consumo, fazendo com que se tornem propagadores das empresas e das boas experiências”, conclui ela.

Apresentações criativas também contribuem para encantar clientes. (Divulgação)

Foco na melhoria

Criada em 2019, a Cathy Cozinha Espontânea tem como foco principal o fornecimento de alimentos para consumo domiciliar. Atua como microempresa em segmentos como serviços de catering, buffet Itinerante (no espaço do cliente), fornecimento para eventos personalizados e individualizados, além de encomendas, com serviço de delivery, sempre com cardápio personalizado.

Para ela, o crescimento da empresa trouxe como principal desafio a necessidade de aprimorar a gestão do negócio. Ela, que é cliente do Sebrae nos cursos online, planeja investir no Empretec e em opções de consultoria para consolidação do negócio, que já é uma referência no mercado local. “Com esse crescimento, é preciso investir no controle da gestão, para que minha empresa cresça de forma sustentável nesse mercado tão concorrido”, explica ela.

O gerente da Unidade de Tecnologia e Inovação do Sebrae no Maranhão, César Guimarães, avalia que a decisão de investir no aprimoramento da gestão vai trazer mais eficiência para a empresa e destaca a aposta na inovação. “Com os controles gerenciais adequados e um planejamento sólido, a Cathy Cozinha Espontânea tem todas as condições para seguir crescendo. É importante continuar aprimorando os produtos, inovando nesta área e nos processos e investindo na construção de relacionamento com o cliente. A inovação, de fato, tornou-se um caminho sem volta. O empresário que inova, que procura agregar valor ao seu negócio, está sempre à frente, porque inova pensando no cliente e em suas necessidades”, explica Guimarães.

Com esse perfil, a Cathy Cozinha Espontânea avança também no quesito realizar sonhos. Tanto para a sua criadora, como para o cliente. “Minha empresa nasceu de um sonho, de um desejo íntimo de dar vazão a um dom e ao aprendizado permanente como chef. E é para continuar realizando sonhos e fazendo sonhar, que queremos nos fortalecer como empresa e continuar a trajetória de crescimento”, completa ela.

  • culinária
  • páscoa